Os micronutrientes de plantas, os quais abrangem B, Cl, Cu, Fe, Mn, Mo, Ni e Zn são requeridos pelas plantas em concentrações muito baixas para adequado crescimento e reprodução.Solos derivados de basalto são mais ricos em micronutrientes, que os derivados de arenitos.
PRINCIPAIS FUNÇÕES DOS MICRONUTRIENTES
As concentrações mais baixas dos micronutrientes se refletem em sua função como constituintes de grupos prostéticos em metaloproteínas e como ativadores de reações enzimáticas. Sua presença em grupos prostéticos permite que eles catalisem processos redox por transferência de elétrons (principalmente os elementos de transição Fe, Mn, Cu e Mo).
ABSORÇÃO DOS MICRONUTRIENTES
Sob condições de campo, o suprimento de micronutrientes para as plantas ocorre principalmente a partir da absorção do pool solúvel em água da rizosfera, a menos que haja um suprimento para as folhas por intermédio de aplicação foliar. Embora a aplicação foliar seja importante na prática, o estudo da absorção dos micronutrientes através das folhas é um assunto bastante vasto e aqui restringimos nossa discussão à interface planta/solo. O pool da rizosfera é reabastecido por fluxos de nutrientes por meio de fluxo de massa e de difusão sendo o último processo o que traz a maior contribuição para a maioria dos micronutrientes.
REFERÊNCIA
http://www.cesnors.ufsm.br/professores/clovisdaros/PRINCIPAIS%20MINERAIS%20E%20ROCHAS%20FONTES%20DE%20MICRONU

Nenhum comentário:
Postar um comentário